Apresentação do Curso

Ensino


Publicada em 1 de Março de 2012

Atualizada em 5 de Janeiro de 2017


 

A transformação e o desenvolvimento da sociedade de Goiás são notórios, principalmente a partir da década de 1990 com a internacionalização dos mercados e a valorização das atividades relacionadas com o Agronegócio. 

Atualmente o estado de Goiás ostenta uma posição de destaque no cenário nacional, com a crescente participação da composição do PIB, principalmente na atividade do agronegócio, no Sudoeste do Estado.  Goiás tem se destacado também nas atividades de mineração, confecções e medicina especializada bem como nos setores de serviços e industrial, em especial nas indústrias do ramo alimentício, sucroalcooleiro, farmacêutico e automotivo. Um outro setor em franca expansão é o hoteleiro, impulsionado pela atividade de turismo (cidades históricas, águas termais, ecológico e rural, entre outras) e centro de convenções. 

Nesse contexto se faz necessária a formação de profissionais qualificados para atuarem e contribuírem para o desenvolvimento das organizações e da região. Desta forma, o Curso de Administração em consonância com a missão da UFG de “gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade”, tem contribuído de forma efetiva para o processo de desenvolvimento do estado, formando profissionais qualificados para atuarem de forma técnica, ética e solidária em prol do desenvolvimento social, político, econômico e cultural da sociedade.

O Curso de Administração tem por objetivo formar o Bacharel em Administração para o exercício da profissão, regulamentada pela Lei 4769 de 9 de setembro de 1965, e o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo desta ciência, possibilitando a atuação em organizações públicas, privadas, não governamentais e próprias. O intuito é estimular no futuro administrador a obtenção e o aprimoramento da capacidade analítica, crítica, ética e empreendedora, somando estas às habilidades técnicas, conceituais e humanas na qualificação para investigação, diagnóstico e intervenção do administrador no espaço institucional.

O Curso de Administração oferece formação pragmática, organizada sobre estrutura curricular moderna que envolve aspectos humanos e sociais combinados a uma sólida formação quantitativa, que enfatiza integração entre teoria e prática. O curso proporciona, aos futuros profissionais, conhecimento nas áreas de gestão de pessoas, administração da produção, materiais e logística, administração financeira, estratégia, planejamento financeiro e orçamento operacional, administração de marketing, pesquisa de mercado, empreendedorismo, projetos e processos, sustentabilidade socioambiental corporativa.

Além das disciplinas instrumentais e subjetivas de formação profissional e pessoal do administrador, também há disciplinas de formação básica transversal e integradora em filosofia, psicologia, sociologia, matemática, estatística, direito, contabilidade, economia, tecnologia e metodologia cientifica. Para que este conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, aliado às áreas e disciplinas ofertadas sejam apreendidas pelos discentes, o curso oferece, além do ensino, a pesquisa e a extensão, por meio de projetos, programas e ações.

Essas competências fornecem ao egresso habilidades analíticas para avaliação de contextos econômicos e social e práticas de análise de mercados e processos organizacionais, em níveis de pequenas e médias empresas e dimensões públicas e privadas.

A atual estrutura do projeto pedagógico também objetiva valorizar aspectos comportamentais de busca de inovações e garantir atuação em processos organizacionais decisórios localizados nos níveis operacional, intermediário e estratégico, sob a égide do conhecimento, da ética, da cidadania e da humanidade, fundamentais aos pilares de ensino, pesquisa e extensão da universidade.

Diante dessa realidade, o Curso de Administração da UFG exige que seus estudantes sejam indivíduos proativos, críticos e criativos, com profundo conhecimento da teoria Administrativa e suas aplicações nas áreas correlatas. Para tanto, o Curso de Administração está pautado na formação de egressos capazes de atuarem em uma realidade organizacional competitiva e empreendedora e contribuírem para os desenvolvimentos local, regional e nacional.

Desta forma, o desenvolvimento dos aspectos estruturais, vocacionais e organizacionais do Curso de Administração da UFG caracteriza-se pela observação dos seguintes fatores:

i. Interdisciplinaridade – Desde o primeiro período, o desenvolvimento do curso possibilita a prática da interdisciplinaridade, expressa na integração dos conteúdos programáticos dos planos de ensino, culminando com a realização do Trabalho de Conclusão de Curso, permitindo que o acadêmico experimente a integração dos conteúdos apresentados em sala de aula e exercite uma visão holística de gestão das organizações.

ii. Atividades acadêmicas articuladas ao ensino, à pesquisa e à extensão – O Curso oferece duas disciplinas obrigatórias de formação básica em pesquisa com o intuito de fornecer conhecimento e mecanismos para o entendimento da produção de pesquisa científica e fomentar o interesse do discente por programas de iniciação científica promovidos na UFG. Além disso, o curso também estimula a participação do discente em grupos e núcleos de pesquisa e extensão nas mais variadas áreas, que permitem colocá-lo em contato com atividades de investigação, reflexão e análise crítica.

iii. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – A realização do Trabalho de Conclusão de Curso exige a demonstração de domínio de parte significativa do conteúdo programático do curso. O Curso oferece duas disciplinas obrigatórias para construção e desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso. O TCC é avaliado em banca composta por professores e pode ser desenvolvido nas seguintes modalidades: Monografia (trabalho acadêmico), Relato técnico, Plano de negócios e Artigo científico.

iv. Avaliação – A avaliação do desempenho discente será realizada de forma permanente, por meio de acompanhamento de avaliações, trabalhos, seminários e pesquisas em conformidade com RGCG da UFG (Resolução CEPEC nº 1122R/2012).

Carga-horária total: 3066 horas
Tempo de integralização: 8 semestres
Período: Noturno