Orientações gerais - Matriculas 2017-2

Gestão


Publicada em 24 de Julho de 2017


ORIENTAÇÕES GERAIS MATRÍCULAS 2017-1.

Período de realização das matrículas 25/07 a 03/08 – Conforme escalonamento.

ATENÇÃO! Discentes que não estejam plenos no fluxo de disciplinas sugeridos pelo PPC de Contábeis, os conhecidos ‘fatoriais’. Façam análise cuidadosa nos arquivos de projeção das disciplinas até 2019-1, antes de decidirem em quais disciplinas vão se inscrever! Devido a mudança no fluxo, o momento de oferta de disciplina sofreu alteração, além de passar a ser ofertada apenas uma vez ao ano.

IMPORTANTE: O Colegiado do Curso de Ciências Contábeis deliberou que os discentes interessados em cursar disciplinas obrigatórias de sua matriz curricular em outro turno (diferente do turno de ingresso na UFG), deverão obrigatoriamente cursar a maioria das disciplinas em seu turno de ingresso, e que serão destinadas no máximo 10% das vagas da disciplina para estes discentes, depois de atendidas todas as prioridades. A solicitação deverá ser realizada no período de acréscimo/cancelamento à coordenação, via Portal Discente, conforme calendário acadêmico.

Todas disciplinas do curso de Ciências Contábeis são ministradas no Câmpus 2 - Samambaia, preferencialmente no Centro de Aulas Baru.

 

Matriz curricular 2006. A matriz curricular de 2006 foi extinta em 2015-1, contudo existem, ainda, aproximadamente 25 (vinte e cinco) alunos vinculados a ela. Para esses, a matrícula nas disciplinas equivalentes ou em disciplinas ofertadas apenas para outras matrizes, devem ser solicitadas no período de ajuste de matrícula.

Disciplinas de núcleo livre- Matriz 2006 – De acordo com o RGCG, todas as disciplinas com vagas ociosas poderão ser cursadas como núcleo livre, desde que não pertençam aos núcleos comum e específico da matriz curricular vigente do curso. No novo sistema é possível essa operacionalização. Portanto, os discentes da matriz de 2006, poderão cursar as disciplinas de Tópicos em Contabilidade, Sistema de Informações Contábeis, Orçamento Empresarial, como núcleo livre. E ainda, as disciplinas do curso de Administração e de Ciências Econômicas.

Disciplinas Optativas (matriz 2012 e 2015) – Tópicos em contabilidade 1 e 2. Verifiquem as ementas das disciplinas optativas oferecidas pelo curso divulgadas no final das orientações. Lembrando, que a optativas não possuem pré-requisitos, dessa forma, é responsabilidade de cada discente julgar seu conhecimento acumulado para cursá-las. Observem, na lista, a sugestão de conteúdo/disciplina recomendado para cada uma.

Disciplinas Optativas dos cursos de Administração e de Ciências Econômicas. Para as matrizes 2012 e 2015, as disciplinas optativas são os Tópicos em Administração e Tópicos em Economia, cujo conteúdo é identificado pelo sobre-nome de cada uma. A matrícula será feita como núcleo livre, após o fim do semestre deverá ser solicitado ao coordenador a conversão em disciplina optativa. Entretanto, as disciplinas equivalentes às obrigatórias de Contábeis não serão aproveitadas como optativas.

Matriz de 9 (nove) semestres. Em 2015-1, iniciou a matriz de 9 (nove) semestres, por isso recomenda-se a todos discentes acompanharem os fluxos de disciplinas iniciados em 2014 (anual 8 semestres) e 2015 (anual 9 semestres). Atentando-se, assim, ao momento das ofertas que não ocorrerão em todos semestres, devido extinção do vestibular do meio de ano em 2014.

Disciplinas de trabalho de conclusão de curso. Conforme ocorrido em semestres anteriores, as disciplinas de TCC não serão ofertadas na matrícula on line. Para disciplina de TCC 1 a efetivação da matrícula ocorrerá mediante carta de aceite do orientador, até o fim do período de ajuste na coordenação. E, para a disciplina de TCC 2, os discentes aprovados em TCC1 2016-2, que continuarão com o mesmo orientador terão a matrícula efetuada automaticamente, para aqueles que terão novo orientador deverão apresentar nova carta de aceite.

Prática de Estágio 3 e TCC 1 e 2 – Devido ao curso ser predominante matutino e noturno, as disciplinas de Estágio 3 e TCC 1 e 2 são ofertadas em horários alternativos (aos sábados), para que não existam choques de horários com outras disciplinas.

Pendências na Biblioteca – Os discentes com pendências na biblioteca, não conseguirão realizar o período de matrícula. Portanto, devem o mais breve possível sanar as pendências para conseguir fazê-lo. A biblioteca está regularizando as pendências, clique aqui para ver as orientações. 

Período de ajuste de matrícula – O período de ajuste de matrícula conforme calendário acadêmico ocorrerá em duas etapas: 1ª etapa de 09/08 a 15/08/2017- exceto dias 12 e 13/08; 2ª etapa de 21/08 a 23/08/2017. O ajuste deve ser solicitado via SIGA-A, no portal discente.  Após o término desse período as coordenações dos cursos, nas quais as disciplinas foram solicitadas, farão a análise dos pedidos. Nesse período, serão tratadas apenas exceções. A não observância de pendências ou deixá-las para resolvê-las ou mesmo fazer a totalidade da matrícula nesse período, como ocorrido em semestres anteriores, serão indeferidos.

Matriz curricular 2012 (8 semestres). A matriz curricular de 8 (oito) semestres iniciada em 2012 para o curso predominantemente noturno e a iniciada em 2014 para o curso predominantemente matutino será extinta em 2017-2.

Disciplinas: Perícia arbitragem e Auditoria das demonstrações contábeis. Devido a extinção da matriz de 2012 (8 semestres) e a mudança do fluxo sugerido da matriz de 2015 (9 semestres), as disciplinas terão suas próximas ofertas em: Perícia e arbitragem em 2018-2 e Auditoria das demonstrações contábeis em 2019-1. Sendo assim, os discentes que serão prováveis formandos em 2017-2, 2018-1, 2018-2, devem priorizar sua matrícula nessas disciplinas.

 

 

Horário das aulas 2017-2 (definitivo)

Entenda como é divulgado o horário das aulas pelo SIGAA.

Disciplinas optativas ofertadas pelo curso de Ciências Contábeis - Ementas

Optativas - Disciplinas do curso de Administração

Optativas - Disciplinas do curso de Economina

Projeção das matrizes de 8 e 9 semestres

Equivalência entre os componentes curriculares das matrizes de 2006 e 2012

Disciplina de Núcleo Livre - Ofertados na Regional Goiânia