TD-075 - Uma Análise dos Índices de Concentração no Mercado de Distribuição de Combustíveis Brasileiro, 2000 a 2014

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Publicada em 18 de Dezembro de 2018

Atualizada em 18 de Dezembro de 2018


TD-075 - Uma Análise dos Índices de Concentração no Mercado de Distribuição de Combustíveis Brasileiro, 2000 a 2014
Igor Rhuan Ataíde Monteiro
Sabrina Faria de Queiroz
Cláudia Regina Rosal Carvalho
Flávia Rezende Campos

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a evolução da concentração do mercado de distribuição de combustíveis brasileiro no período de 2000 a 2014 como forma de evidenciar o impacto da desregulamentação ocorrida na década de 1990. Primeiramente propõe-se o estudo de conceitos da teoria econômica pertinentes ao trabalho. Em seguida realizou se estudo histórico da formação do mercado de distribuição de combustíveis brasileiro desde sua criação, assim como processos de fusões e aquisições da década de 1990 até 2016. Na sequência temos estudos relacionados ao mercado de distribuição brasileiro. Para a análise foram calculados os índices de concentração C4 e C8 para identificar a concentração e comparação dos índices de forma a medir o peso relativo das empresas no mercado. Os resultados mostram que o impacto imediato da desregulamentação foi um grande aumento da competição no mercado, mas ainda com a existência de grandes empresas dominantes. Ao longo do tempo a concentração aumentou por causa das estratégias tomadas pelas empresas, resultando em poucas empresas sendo responsáveis por em média 70% do volume total comercializado no mercado geral.
Palavras Chaves: Concentração; Distribuição de Combustíveis; Fusões; Aquisições.
 

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