Ppgadm realiza o seminário: métricas e disfunções da produção científica

Publicada em 5 de Setembro de 2017

Atualizada em 10 de Outubro de 2017

SEMINÁRIOS DO PPGADM 2017

O Mestrado em Administração da FACE/UFG, no âmbito dos SEMINÁRIOS DO PPGADM/UFG 2017, promoverá o seminário Métricas e Disnfunções da Pesquisa Científica . O evento tem como objetivo discutir metodologias de medidas de produção científica, bem como problemas que ocorrem durante o processo de publicação de pesquisas.
Confira as informações do evento e apresentador abaixo.

Seminário: Métricas e Disfunções da Produção Científica.

Data: 11 de setembro de 2017, segunda-feira

Horário: 14h00-18h00

Local: Auditório da FACE/UFG

Inscrições gratuitas: Clique aqui.

Programa do Seminário

Parte 1: Métricas

·         Sistema de Comunicação e de Avaliação Científica
·         Citações e Ethos Científico
·         Avaliação da produção e as métricas baseadas em citação
o   Impacto de periódicos: fator de impacto e suas variações
o   Impacto de pesquisadores: índice H e autocitação

Parte 2: Disfunções

·         Avaliação científica e disfunções
·         Produtivismo e outros "ismos"
o   O problema da Confiança
o   O problema da Produção
o   O problema da Autoria e da Colaboração
o   O problema da Citação
o   O problema da Revisão

Mini-CV do Prof. Edson Ronaldo Guarido Filho

Economista pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutor em Administração Pública e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq. Consultor da Capes e revisor de projetos de fomento pelo CNPq. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (UP). Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás (UFG). Fundador e Pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES) e desenvolvedor do Spell – Scientific Periodicals Electronic Library (www.spell.org.br). Integrante do Comitê Científico da área de Estratégia em Organizações da Anpad (2015-atual) e líder de temas em Estratégia em Organizações da Anpad (2009-2014) e no Semead/USP (2014-atual). Pesquisador do AJUS Grupo de Pesquisa em Administração da Justiça da UnB e do ALEI Grupo de Pesquisa em Organizações, Ambiente Legal e Instituições (UP e IBEPES). Leciona, entre outras disciplinas, Métricas da Informação; Informação e Estratégia; Teoria das Organizações; Análise Institucional, Metodologia de Pesquisa. Possui como temas centrais de pesquisa, no âmbito da Administração: relação entre organizações e o ambiente legal; administração de organizações da justiça, legitimidade organizacional e estratégia sob a perspectiva sociológica. E, no âmbito da gestão da informação: análises da atividade e políticas de avaliação científica; relação entre informação e estratégia sob o olhar sociológico; informação e legitimidade organizacional.