Comitiva SGTES e FACE

FACE recebe comitiva da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Comitiva da SGTES esteve na UFG no dia 23/02/2022 e visitou a FACE onde mantém vários projetos e parcerias. 

Texto: Karine do Prado 

Fotos: Karine do Prado

No dia 23 de fevereiro, a FACE (Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas) recebeu uma comitiva da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde. Segundo a SECOM (UFG) o  titular da Secretaria, Hélio Angotti, realizou a visita acompanhado pela diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), Musa Melo, do diretor do Departamento de Gestão do Trabalho na Saúde (DEGTS), Vinícius Azevedo, e demais integrantes da Secretaria.

 

Comitiva SGTES e FACE
Comitiva da SGTES esteve no miniauditório da FACE no dia 23/02. Fotos: Karine do Prado

Na ocasião, a UFG e em especial a FACE apresentaram os resultados de alguns dos projetos que são desenvolvidos em parceria com a SGTES, por meio do Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (CIGETS/FACE/UFG).

Comitiva da SGTES esteve na UFG no dia 23/02.
Profa. Andréa Lucena (Diretora da FACE) dá as boas vindas à Comitiva SGTES

 

“Tivemos um encontro muito produtivo com a SIGTES, com seus dois departamentos e diretores presentes. No caso do SIMAPES (Sistema de Mapeamento da Educação na Saúde), um dos projetos,  a parceria tem sido desenvolvida desde 2020. Além disso temos outros projetos, o Prof. Cândido vem desenvolvendo o Dimensionamento da Força de Trabalho em Regiões de Saúde no Brasil desde 2019.” disse o Secretário de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais, Vicente da Rocha Soares Ferreira (FACE/UFG).

Vicente e equipe
Vicente da Rocha Soares Ferreira (FACE/UFG) e sua equipe do SIMAPES.

 

Além desses projetos, a FACE tem desenvolvido o “Fortalecimento das Residências em Saúde”, e a “Certificação de Competências em Saúde”. Todos os projetos são desenvolvidos no CIGETS, coordenado pelos professores Cândido Vieira Borges Junior e Vicente da Rocha Soares Ferreira, ambos da FACE/UFG, e Antonio Isidro, da UnB. 

Prof. Cândido
Prof. Cândido Vieira Borges Junior (FACE/UFG) apresentando os projetos desenvolvidos.

 

Segundo o Prof. Cândido, o primeiro projeto atua na criação e reestruturação de programas de residências médicas e profissionais, nas diferentes áreas da saúde. Inicialmente o projeto tem foco na região norte, onde há maior carência. O segundo projeto trata do dimensionamento da força de trabalho em saúde. “Estamos nos utilizando de diferentes metodologias e muita tecnologia para fazer sistemas automatizados de dimensionamento da força de trabalho. Os projetos estão sediados na FACE, mas envolvem professores da Faculdade de Enfermagem, Medicina, de Informática e parceiros externos. A vinda da SGTES é muito importante pois foi um momento primeiro de conhecerem a UFG presencialmente e de prestação de contas do que já fizemos nos nossos projetos. Saio daqui com muita confiança de que os resultados lá no fim seja de entrega para sociedade, mas também de desenvolvimento de novos conhecimentos através de novas pesquisas e geração de novas oportunidades dos nossos alunos e egressos de atuarem nesses projetos, além do estabelecimento de novos profissionais por meio dos cursos que são ofertados.” diz o professor Cândido Vieira Borges Junior. 

 

 

Categorias: Notícias Noticias