LAM e SME

Laboratório de Análise de Microdados (LAM) atua como Inteligência Local no Estudo Nacional sobre a Qualidade da Educação Infantil, realizado em Goiás.

O LAM, Laboratório de Análise de Microdados da FACE, realizou uma parceria com a Secretaria de Educação de Goiânia e o Lepes/USP para avaliar a qualidade da educação infantil no município.
Realizamos o estudo de campo no ano passado e agora vamos fazer a entrega oficial da devolutiva para a Secretaria, diz professor Sandro Eduardo Monsueto. 

No dia 12 de abril de 2022, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte realizou uma devolutiva da Rede Municipal de Educação de Goiânia em relação ao Estudo Nacional sobre a Qualidade da Educação Infantil. Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade da Educação Infantil em um conjunto de municípios em Goiás e no Brasil, com a finalidade de elaborar uma caracterização nacional da qualidade do ensino nesta fase. A partir do diagnóstico alcançado pelo estudo, busca-se inspirar políticas públicas capazes de atender as demandas desta fase da Educação Básica.

No Brasil, este estudo é realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), em parceria com o Laboratório de Estudo e Pesquisa em Economia Social da USP (Lepes). Em Goiás, o Laboratório de Análise de Microdados (LAM), vinculado à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (FACE-UFG), em parceria com a Secretaria de Educação de Goiânia (SME) e o Lepes/USP, atua no desenvolvimento do estudo.

Prof Sandro
Professor Sandro Eduardo Monsueto, um dos coordenadores do Laboratório LAM.

 

Segundo o professor Sandro Eduardo Monsueto, um dos coordenadores do Laboratório, “O LAM participa do projeto como Inteligência Local, responsável por coordenar localmente os pesquisadores de campo, manter contato com a Secretaria de Educação para entender suas demandas e características da rede municipal, além de escrever um relatório de devolutiva da pesquisa, direcionado a ajudar a responder a essas demandas”.

O estudo foi realizado por meio da aplicação de instrumentos de análise capazes de avaliar o contexto investigado, observando a prática pedagógica e o uso de recursos materiais, estruturais, a organização do tempo e as interações constituídas no ambiente da sala de aula. Colocou-se como parâmetro de análise a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, que destaca a aprendizagem baseada no brincar, a mediação do(a) professor(a) e as oportunidades de aprendizagens como eixo fundamental deste processo formativo.

De acordo com Monsueto, “os principais resultados mostram que a Educação Infantil de Goiânia consegue ofertar uma variedade de oportunidades de aprendizado para as crianças atendidas. A pesquisa mostra que os profissionais envolvidos entendem a importância da BNCC e procuram favorecer o aprendizado baseado no brincar, em que a criança aprende ao explorar o mundo ao seu redor, conviver com outras crianças e adultos, conhecendo os demais e a si mesma. Ainda assim, o estudo revela que a oferta de algumas oportunidades pode ser melhorada, de forma a deixar o aprendizado menos mecânico e repetitivo”.

LAM e SME
LAM e Secretaria Municipal de Educação na devolutiva dos resultados da pesquisa

 

Após a apresentação do resultado da avaliação para a rede da Secretária Municipal de Educação, Raissa Lemes vê a repercussão de modo positivo:
"Fico bem feliz, o trabalho está cumprindo sua missão em trazer o resultado e provocar mudanças. As discussões aqui hoje foram muito ricas e todas no sentido de crescimento. "

Para acompanhar os desdobramentos deste estudo, acesse o blogspot da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Goiânia: https://educacaoinfantilrmegoiania.blogspot.com/2020/03/estudo-nacional-sobre-qualidade-da.html

 

Fonte: Texto: Cássia Oliveira / Karine do Prado e Fotografia: Laura Castro

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